a geração do arrebatamento irá pra sempre morar com Cristo na nova Jerusalem.

a geração do arrebatamento irá pra sempre morar com Cristo na nova Jerusalem.
Aceite a Jesus, é faça parte da geração do arrebatamento.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Apologética cristã



Pergunta: "O que é a apologética cristã?"

Resposta: O Inglês palavra "apologia" vem de uma palavra grega que significa basicamente "dar uma defesa. A" apologética cristã, então, é a ciência de dar uma defesa da fé cristã. Há muitos cépticos que duvidam da existência de Deus e / ou crença ataque no Deus da Bíblia. Há muitos críticos que atacam a inspiração e inerrância da Bíblia. Existem muitos falsos mestres que promovem doutrinas falsas e negam as verdades fundamentais da fé cristã. A missão da apologética Cristã é combater esses movimentos e, em vez promover o Deus cristão e da verdade cristã.

Provavelmente, o verso-chave para a apologética cristã é 1 Pedro 3:15: "Mas em seus corações a Cristo como Senhor. Esteja sempre preparado para dar resposta a todos os que vos pedir a razão da esperança que você tem. Mas faça isso com mansidão e respeito ... "Não há desculpa para um cristão ser completamente incapaz de defender sua fé. Todo cristão deve ser capaz de dar uma apresentação razoável da sua fé em Cristo. Não, nem todo cristão precisa ser um especialista em apologética. Cada cristão, no entanto, deve saber o que ele acredita, porque ele acredita que, como compartilhá-la com os outros, e como defendê-la contra mentiras e ataques.

Um segundo aspecto de apologética cristã que muitas vezes é ignorado é o segundo semestre de 1 Pedro 3:15, "mas fazer isso com mansidão e respeito ..." Defender a fé Cristã com apologética nunca deve envolver ser rude, furioso ou desrespeitoso. Embora praticando apologética Cristã, devemos nos esforçar para ser forte em nossa defesa e, ao mesmo tempo semelhante a Cristo em nossa apresentação. Se ganhar um debate, mas transformar uma pessoa ainda mais longe de Cristo pela nossa atitude, perdemos o verdadeiro propósito da apologética cristã.

Há dois métodos primários de apologética cristã. O primeiro, conhecido como apologética clássica, envolve o compartilhamento de provas e evidências de que a mensagem cristã é verdadeira. O segundo, conhecido como "pressuposicional" apologética, envolve confrontar as pressuposições (idéias pré-concebidas, suposições) por trás das posições anti-cristãs. Os defensores dos dois métodos de apologética cristã muitas vezes discutem entre si sobre qual método é mais eficaz. Parece ser muito mais produtiva para estar usando os dois métodos, dependendo da pessoa e da situação.

Apologética Cristã é simplesmente apresentar uma defesa racional da fé cristã e verdade para aqueles que discordam. apologética cristã é um aspecto necessário da vida cristã. Somos todos ordenados a estar pronto e preparado para proclamar o evangelho e defender a nossa fé (Mateus 28:18-20; 1 Pedro 3:15). Essa é a essência da apologética cristã.

2 comentários:

  1. Olá Gilcimar Cardoso, Graça e paz.

    Obrigado por seguir 'meu' blog.

    Parabéns pelo seu blog, há um material sério e de muito conteúdo cristão, no meio de tanta heresia e pseudo-cristianismo o seu espaço se destaca com suas publicações e postura.

    Seu conservo,
    Iveraldo Pereira.

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo,passsando para lhe desejar um ótimo fim de semana e parabenizar pelo blogger ele é bastante abençoado e possuídor de palavras e bençãos de Deus.
    Com relação ao texto acima podemos também nos remeter a Fl. 1;7,17; que diz: " Os retenho em meu coração, todos vós que fostes participantes da minha graça, tanto nas minhas prissões e como na minha defesa e confirmação da minha fé e do meu evangelho. Apresentar a fé e declarar Deus como fonte de vida e verdade, além de ser bom é muito gratificante, nos ajuda a entender melhor as coisas do mundo como também ajuda ao próximo a se encontrar com Deus. Encontrei-me com Ele dessa forma, na proclamção do evangelho, feito por um amiga, isso me fez ser outra pessoa. Amém. Que fortifiquemos a nossa fé sempre e possamos a defender e a levar a muitas pessoas. Abraços fica na paz!

    ResponderExcluir